Por Robério Negreiros
Em um mundo cheio de urgências, uma emerge como o ponto nevrálgico de qualquer discussão séria sobre qualidade de vida no futuro da Terra. É também tema dos mais negligenciados. Desde 1993, o dia 22 de março está reservado pela ONU como um dia de reflexão e elaboração de medidas sobre o assunto.
As águas do Planeta são dois terços da composição da Terra, mas apenas cerca de 0,008% é potável e boa parte das fontes próprias para consumo estão poluídas e degradadas pela urbanização não planejada, devastação de matas e industrialização de áreas próximas a rios, riachos e córregos. Ou seja: a falta de água é problema que se avizinha de maneira rápida. O risco de falhas no fornecimento de água potável passou a ser preocupação das mais urgentes. O vice-governador Filippelli tem acompanhado o tema e tentado soluções.
Há discussões com a proposta de medidas para mitigar o problema, mas a principal arma será a conscientização. As sugestões vão desde a reciclagem das águas de esgoto até a captação das chuvas – caso que já ocorre nos bairros do DF que nascerão sob o signo da preservação ambiental, como o Noroeste.
Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, minha contribuição para a questão, pretendo, vai além: quero conscientizar a população para que, casos como a poluição do Riacho que passa pela Arniqueira, deixe de ocorrer. Pretendo propor mutirões de limpeza e educação ambiental. Levar informação ao máximo de cidadãos e minimizar os estragos que estão deteriorando a nossa qualidade de vida.
Para isso, vou buscar a ajuda do Ibram, Ibama, Secretária do Meio Ambiente, SLU, TCDF e Caesb. Juntos podemos investir em educação e evitar o desperdício de água e de milhões de reais gastos na despoluição dos sistemas naturais de água de rios exauridos por cidades mal planejadas e desastres agroindustriais.
Artigo publicado no Jornal de Brasília.
Robério Negreiros é deputado pelo PMDB/DF, preside as comissões de Meio Ambiente e a de Transporte da Câmara Legislativa.
Robério Negreiros é deputado pelo PMDB/DF, preside as comissões de Meio Ambiente e a de Transporte da Câmara Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário