Olá, para mim é uma honra ter a internet como ferramenta sem fronteiras para interagir com você! Este espaço é democrático e será uma forma de externarmos nossos pensamentos e os nossos passos. Seja bem vindo (a).
Como primeira mensagem quero falar sobre a amizade, palavra que pretendo priorizar ao longo de minha caminhada. No dicionário nós conseguimos ver a diferença que existe em palavras que muitas vezes usamos como sinônimos uma da outra. Não raro, achamos que estamos falando a mesma coisa mas no final ... a história é bem outra. Usaremos como exemplo dentro de nosso foco as palavras: CAMARADA, COLEGA e AMIGO.
CAMARADA: É uma forma de tratamento amistosa com forte conotação política, utilizada entre adeptos de uma mesma ideologia, membros de uma associação ou militantes de um partido. O termo "camarada", especialmente em certos partidos políticos e sindicatos, significa correligionário ou companheiro.
COLEGA: Seria alguém que não é amigo nem inimigo, uma pessoa que você compartilha algum momento, trabalho, estudo ou qualquer outro tipo de atividade.
Você pode conhecer uma pessoa a tempos e não ser amiga dela, é apenas colega. As vezes compartilha de atividades semelhantes.
AMIGO: A palavra Amizade vem do latim (amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre paes e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
- a tendência de desejar o melhor para o outro;
- simpatia e empatia;
- honestidade;
- lealdade;
- A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade , confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
- Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
- Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste.
- Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.
Complementos:
Camarada. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Camarada
Amizade. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigo
Parabéns por mais esta iniciativa amigo Robério. Concordo com todo o texto. Felicidades e conte sempre comigo!!!
ResponderExcluirQuero que saiba que é uma honra
ResponderExcluirpoder ser seu aliado nesta empreitada
conte sempre conosco Robério.
Parabéns.
Grande abraço!!!
VITORIA E MUITO SUCESSO BEIJOS DE VERA E GRAÇA
ResponderExcluirmeu nome é cleber de araujo, minha familia esta com vç nessa luta
ResponderExcluir